Header Ads

Depressão - A Tristeza que Precisa de Tratamento


A Depressão ou transtorno depressivo não é uma tristeza passageira, mas sim sentimentos persistentes de tristeza e de inutilidade e uma falta de vontade de se envolver em atividades anteriormente prazerosas.

Uma doença complexa de mente/corpo, a depressão pode ser tratada com medicamentos e/ou terapia. 

Definição


A depressão é uma doença que envolve o corpo, humor e pensamentos. Ela interfere com o funcionamento normal da vida diária e provoca dor, tanto para a pessoa com o transtorno e aqueles que se preocupam com ele ou ela.



Um transtorno depressivo não é o mesmo que uma tristeza passageira. Não é um sinal de fraqueza pessoal ou uma condição que desejar ser querido ou querer ficar afastado. Pessoas com uma doença depressiva não podem simplesmente "se acalmar " e melhorar. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. A depressão é uma doença comum, mas grave e a maioria das pessoas que a tem precisam de tratamento para ficar melhor. O tratamento adequado, portanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão.

Os transtornos depressivos vêm em formas diferentes, assim como é o caso de outras doenças, como doenças do coração. Três dos tipos mais comuns de distúrbios depressivos serão descritos aqui. No entanto, dentro desses tipos, há variações no número de sintomas, bem como a sua gravidade e persistência.

A depressão maior se manifesta por uma combinação de sintomas (veja a lista de sintomas ) que interferem com a capacidade de trabalhar, estudar, dormir, comer e desfrutar de atividades antes prazerosas. Tal episódio incapacitante de depressão pode ocorrer apenas uma vez, mas mais comumente ocorre várias vezes na vida.

O transtorno distímico, também chamada de distimia, envolve a longo prazo ( dois anos ou mais ) sintomas menos graves que não incapacitam, mas podem deixar de sentir-se bem. Muitas pessoas com distimia também têm episódios depressivos maiores em algum momento das suas vidas.

Algumas formas de transtorno depressivo apresentam características um pouco diferentes do que as descritas acima ou podem desenvolver-se sob circunstâncias únicas. No entanto, nem todos os cientistas concordam sobre como caracterizar e definir as formas de depressão. Eles incluem:



- Depressão psicótica, que ocorre quando uma doença depressiva grave é acompanhada por algum tipo de psicose, como uma ruptura com a realidade, alucinações e delírios.

- Depressão pós-parto, que é diagnosticado se uma nova mãe desenvolve um episódio depressivo maior num prazo de um mês após o parto. Estima-se que 10 a 15 por cento das mulheres sofrem de depressão pós-parto após o parto.

- Distúrbio afetivo sazonal (SAD), que se caracteriza pelo aparecimento de uma doença depressiva durante os meses de inverno, quando há sol menos natural. A depressão geralmente sai durante a primavera e o verão. SAD podem ser eficazmente tratados com terapia de luz, mas quase metade das pessoas com SAD não respondem à terapia de luz sozinha. Medicação antidepressiva e psicoterapia pode reduzir os sintomas de SAD, sozinha ou em combinação com a terapia da luz.

- O transtorno bipolar, também chamado de doença maníaco-depressiva não é tão prevalente como a depressão maior ou distimia, é caracterizada por alterações de humor ciclismo: graves altos (mania) e baixos(depressão). [Leia:  

Sintomas


Nem todo mundo que está deprimido ou maníaco depressivo experimentam cada sintoma. Algumas pessoas experimentam alguns sintomas, alguns muitos. A gravidade dos sintomas varia de acordo com os indivíduos e também varia ao longo do tempo:

- Triste, humor ansioso ou vazio persistente

- Sentimentos de desesperança ou pessimismo

- Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo

- A perda de interesse ou prazer em passatempos e atividades que antes eram apreciadas, incluindo sexo



- Diminuição da energia, fadiga, sendo "devagar"

- Dificuldade de concentração, de memória ou a tomada de decisões

- Insônia, despertar de manhã cedo ou dormir demais

- Apetite e / ou perda de peso, ou comer demais e ganho de peso

- Pensamentos de morte ou suicídio, tentativas de suicídio

- Inquietação, irritabilidade

- 

Causas


Não há uma causa única conhecida de depressão. Em vez disso, ela provavelmente resulta de uma combinação de fatores genéticos, bioquímicos, ambientais e psicológicos.

As pesquisas indicam que as doenças depressivas são doenças do cérebro. Tecnologias de imagem cerebral, como a ressonância magnética (MRI), têm demonstrado que o cérebro de pessoas que sofrem de depressão parecem diferentes do que as de pessoas sem depressão. As partes do cérebro responsável pela regulação do humor, o pensamento, o sono, o apetite e comportamento parecem funcionar de forma anormal. Além disso, importantes neurotransmissores químicos - que as células do cérebro usam para se comunicar - parecem estar fora de equilíbrio. Mas essas imagens não revelam por que a depressão ocorreu.



Alguns tipos de depressão tendem a ocorrer em famílias , sugerindo uma ligação genética . No entanto , a depressão pode ocorrer em pessoas sem história familiar de ele também. Genética pesquisa indica que o risco para a depressão resulta da influência de múltiplos genes agindo em conjunto com fatores ambientais ou outros.

Além disso, o trauma, a perda de um ente querido, um relacionamento difícil ou qualquer situação estressante pode desencadear um episódio depressivo. Episódios depressivos subsequentes podem ocorrer com ou sem um gatilho óbvio.


Depressão em mulheres



Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais frequentemente que os homens. Biológica, ciclo de vida, hormonais e outros fatores exclusivos para mulheres podem estar ligadas à sua taxa de depressão maior. Os pesquisadores mostraram que os hormônios afetam diretamente a química do cérebro que controla as emoções e humor. 

Algumas mulheres podem estar sujeitas a uma forma grave de síndrome pré-menstrual chamado de transtorno disfórico pré-menstrual (PMDD). As mulheres afetadas por PMDD tipicamente sofrem de depressão, ansiedade, irritabilidade e alterações de humor na semana antes da menstruação, de tal forma que interfere com o seu funcionamento normal. As mulheres com TDPM debilitante não necessariamente tem alterações hormonais incomuns, mas eles têm diferentes respostas a estas mudanças. 



Elas também podem ter uma história de outros transtornos do humor e diferenças na química do cérebro que fazem com que seja mais sensível a alterações hormonais relacionadas com a menstruação. Os cientistas estão explorando a forma como o aumento cíclico e queda de estrogênio e outros hormônios podem afetar a química do cérebro que está associada com doença depressiva.

Por exemplo, as mulheres são particularmente vulneráveis ​​à depressão pós-parto, quando as alterações hormonais e físicas, juntamente com a nova responsabilidade de cuidar de um recém-nascido, pode ser esmagadora. Muitas novas mães experimentam um breve episódio de depressão pós parto, mas alguns vão desenvolver a depressão pós-parto, uma condição muito mais grave que requer tratamento ativo e apoio emocional para a nova mãe. Alguns estudos sugerem que as mulheres que sofrem de depressão pós-parto tiveram episódios depressivos anteriores. O tratamento por um médico simpático e suporte emocional da família para a nova mãe são considerações primordiais para ajudá-la a recuperar seu bem estar físico e mental, bem como a sua capacidade de cuidar e desfrutar da criança. 

Muitas mulheres também enfrentam tensões adicionais de trabalho e as responsabilidades domésticas, são mães solteiras ou cuidam de crianças e pais idosos, abuso, pobreza e tensões de relacionamento. Ainda não está claro por que algumas mulheres enfrentam enormes desafios e desenvolvem depressão, enquanto outras com desafios semelhantes não.

Depressão em Homens




Pesquisadores estimam que pelo menos 15% dos homens no mundo todo sofrem de um transtorno depressivo a cada ano. Pesquisa e evidência clínica revelam que, apesar das mulheres e dos homens poderem desenvolver os sintomas padrão de depressão, muitas vezes eles experimentam a depressão de forma diferente e podem ter diferentes formas de lidar com os sintomas. Os homens podem estar mais dispostos a reconhecer a fadiga, irritabilidade, perda de interesse no trabalho ou hobbies e distúrbios do sono em vez de sentimentos de tristeza , inutilidade e culpa excessiva. Alguns pesquisadores questionam se a definição padrão de depressão e os testes de diagnóstico baseados no mesmo capturam adequadamente a situação, uma vez que ocorre em homens.

A depressão também pode afetar a saúde física em homens de forma diferente das mulheres. Um estudo mostra que, embora a depressão está associada a um risco aumentado de doença cardíaca coronariana em homens e mulheres, só homens sofrem uma elevada taxa de mortalidade.



Em vez de reconhecer seus sentimentos, pedindo ajuda ou buscar tratamento adequado, os homens podem se voltar para o álcool ou drogas quando estão deprimidos ou tornam-se frustrados, desanimados, com raiva, irritados e, às vezes, violentamente abusivos. Alguns homens lidam com a depressão, lançando-se compulsivamente em seu trabalho, tentando esconder sua depressão a partir de si mesmos, da família e amigos. Outros homens podem responder a depressão por se envolver em comportamento imprudente, assumir riscos e colocando-se em perigo.

Três vezes mais homens do que mulheres morrem por suicídio no mundo, apesar de as mulheres terem mais tentativas de suicídio durante suas vidas. À luz da pesquisa que indica que o suicídio é muitas vezes associado à depressão, a taxa de suicídio alarmante entre os homens pode refletir o fato de que muitos homens com depressão não obtém diagnóstico e tratamento, que pode ser o salva-vidas adequado.

Mesmo que um homem percebe que ele está deprimido, ele pode estar menos dispostos do que uma mulher a procurar ajuda. Incentivo e apoio de membros da família em questão podem fazer a diferença. No local de trabalho, os profissionais de assistência ao empregado ou programas de saúde mental no local de trabalho podem dar assistência para ajudarem os homens a compreender e aceitar a depressão como uma doença real que necessita de tratamento.

Depressão nos Idosos




Algumas pessoas têm a ideia equivocada de que é normal para os idosos a se sentirem deprimidos. Pelo contrário, as pessoas mais velhas sentem-se satisfeitos com suas vidas. Às vezes, porém, quando a depressão se desenvolve, pode ser descartada como uma parte normal do envelhecimento. No entanto, quando os idosos têm depressão, podem ter esquecido, porque os idosos podem apresentar diferentes sintomas menos óbvios e podem estar menos inclinados a sentirem ou reconhecerem os sentimentos de tristeza ou dor.

Além disso, os idosos podem ter mais problemas médicos, tais como doença cardíaca, acidente vascular cerebral ou cancro, o que pode contribuir com que os sintomas depressivos ou eles podem estar tomando medicamentos com efeitos colaterais que contribuem para a depressão. Alguns idosos podem experimentar o que os médicos chamam de depressão vascular, também chamado de depressão arteriosclerótica ou depressão isquêmica subcortical. 



Depressão vascular pode resultar quando os vasos sanguíneos tornam-se menos flexíveis e endurecer ao longo do tempo, ficando apertado. Tal endurecimento dos vasos impede o fluxo normal do sangue para os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. Aqueles com depressão vascular pode ter ou estar em risco de uma doença cardiovascular ou acidente vascular cerebral coexistente.

A maioria dos adultos mais idosos com depressão melhoram quando recebem o tratamento com um antidepressivo, psicoterapia ou uma combinação de ambos. A pesquisa mostrou que a medicação sozinha e tratamento de combinação são eficazes na redução da taxa de recorrência de depressão em idosos. Sozinha, a psicoterapia também pode ser eficaz em prolongar períodos livres de depressão, especialmente para idosos com depressão menor e é particularmente útil para aqueles que são incapazes ou não querem tomar medicação antidepressiva.

Melhorando o reconhecimento e tratamento da depressão na idade avançada fará desses anos mais agradáveis e gratificantes para idoso deprimido, a família e cuidadores.


Fonte: Psychology Today


Conheça as formas de tratamento contra a depressão clicando aqui: Tratamentos para a Depressão


Faça um teste para saber se tem depressão:

Nenhum comentário

Gostou do Texto? Deixe um comentário!
Obs: todos os comentários são moderados antes de serem liberados e exibidos no blog. Comentários anônimos são aceitos, palavrões e insultos, não. Se desejar comentar anonimamente, assine com um pseudônimo.

Tecnologia do Blogger.